-
Arquitetos: Studio Saar
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Studio Saar concluiu a construção de um edifício industrial para uma multinacional indiana de eletrônicos chamada Secure Meters. Esta indústria está localizada em Sanand, uma cidade indiana do estado de Gujarat, que é conhecida por sua indústria automobilística. Secure Sanand foi projetada para criar um ambiente de trabalho estimulante e promover o bem-estar da equipe, reduzindo o consumo de energia e possui: instalações industriais de última geração, uma cantina junto a um centro recreativo para funcionários, um lago para permitir a coleta de água pluvial e mais de 2.000 árvores serão plantadas no local.
O edifício expansível foi projetado pelos arquitetos para ser construído em fases, permitindo o início da produção em pouco tempo. Com base no espírito do cliente que coloca o bem-estar dos funcionários como prioridade de suas operações, o empreendimento ambicioso oferece um ambiente inclusivo para os trabalhadores que busca promover a comunicação e a colaboração, quebrando paradigmas e desafiando o forte senso de hierarquia comum em ambientes industriais. Secure Sanand está situada em um local de 25 acres, um antigo leito de lago, que foi reaproveitado para desenvolvimento industrial. O master plan do Studio Saar cria três zonas distintas dentro do local para linhas de fabricação, recreação de funcionários e visitantes. O esquema compreende quatro edifícios: a principal instalação de fabricação, área de serviço, cantina, centro de recreação e prédio de recepção. Esses edifícios são reunidos por passarelas protegidas cobertas com dossel de tecido branco e ondulante, semelhante a pipa, que fornece proteção contra o clima e funciona como uma ferramenta de orientação para guiar os usuários pelo local.
Os principais setores de fabricação consistem em grandes espaços abertos, permitindo que linhas de trabalho sejam acrescentadas, bem como um alto grau de flexibilidade para atender às necessidades em constante mudança da força de trabalho. Os edifícios utilitários têm uma linguagem de design clara. A paleta de cores branca foi escolhida para a estrutura e acabamentos superficiais, proporcionando um ambiente mais leve, enquanto o revestimento de pedra cinza enraíza o esquema no local. Os edifícios apresentam fachadas em dente de serra que fazem referência à arquitetura industrial original (uso de sheds), permitindo que a luz natural se infiltre nas áreas de trabalho abaixo e forneça um espaço para painéis solares que geram até 50% da demanda total de energia. Com um envelope térmico altamente eficiente, os edifícios são isolados para reduzir o calor gerado no interior e um sistema integrado de refrigeração do piso melhora o resfriamento interno, proporcionando um ambiente de trabalho confortável.
Um edifício de entrada está situado ao lado da fábrica. Coberto por um dossel aberto inclinado que recebe os visitantes no interior, o prédio abriga salas de reuniões, a sala de treinamento APJ Abdul Kalum, vestiários e um centro médico. Ele foi projetado para ser aberto e acolhedor para todos. Garantindo que apenas os funcionários possam entrar nas instalações da fábrica. A superestrutura é independente dos espaços abaixo, permitindo que a Secure transforme o uso de cada componente individualmente, sem comprometer o todo.
A cantina e o centro de recreação ficam no coração do empreendimento. Foram projetados para contrastar com a aparência branca e funcional dos prédios industriais. É uma incorporação divertida ao local. O concreto aparente é justaposto a uma marquise distinta feita em aço corten, distinguindo a área de lazer das áreas de trabalho. Abrigando academia, área de lazer, cantina e cozinha, com vista de 300 graus sobre as árvores ao redor, o prédio foi projetado para proporcionar um ambiente relaxante para os funcionários. O edifício permite a criação de uma pilha de calor e grandes balanços protegem o edifício do sol. O ar é resfriado pela fonte de água.
Demonstrando ainda mais a flexibilidade do projeto, por quatro meses durante a pandemia de Covid-19, a cantina foi reaproveitada para fornecer alojamento temporário aos trabalhadores, permitindo que eles continuassem trabalhando e sustentando suas famílias. O design do edifício como um salão multifuncional permitiu que a Secure criasse unidades de acomodação individuais contendo uma cama, uma pequena unidade de armazenamento e energia para carregar dispositivos eletrônicos. Por meio de um sistema de ventilação sob medida, o ar foi tratado com sistemas de ventilação passiva e ativa, atendendo aos mais altos padrões de qualidade do ar exigidos para a saúde dos colaboradores durante a pandemia.
Devido ao potencial risco de inundação do local, um lago sazonal que se expande de um a três acres durante o período das monções foi incorporado ao projeto, permitindo que 100% da água da chuva seja coletada no local e armazenada no lago por períodos mais longos. O lago é cercado por poços de recarga de águas subterrâneas que filtram lentamente a água de volta às reservas subterrâneas. Projetadas para reforçar a relação do usuário com a natureza, as rotas de entrada e saída do local são alinhadas com 600 árvores recém-plantadas para proporcionar uma jornada tranquila e agradável para os trabalhadores que viajam entre o trabalho e a casa. As árvores existentes no local, que abrigavam um bando de pássaros tecelões, foram mantidas e receberam um amplo espaço para proteger o habitat. No futuro, mais 2.000 árvores serão plantadas no entorno, contribuindo ainda mais para o bem-estar dos funcionários e o compromisso contínuo do cliente com o reflorestamento.